O extraordinário ordinário cotidiano | OMA Galeria – SP

A OMA Galeria anunciou a inauguração de sua nova sede na cidade de São Paulo no dia 12 de abril. O endereço escolhido fica na Vila Mariana (Rua França Pinto, 1100), região estratégica do circuito cultural da cidade, próximo ao Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), ao Pavilhão da Bienal, ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e ao Sesc Vila Mariana.

A inauguração do novo espaço foi marcada pela exposição O ordinário extraordinário cotidiano, que apresenta cerca de 30 pinturas inéditas em tinta a óleo e acrílica dos artistas Carla Duncan e Luiz Pasqualini. Com texto de Ana Carla Soler, a mostra propõe um novo olhar sobre a vida nas cidades, destacando o potencial poético e simbólico de cenas aparentemente corriqueiras. Partindo de seu próprio território, cada artista traz abordagens singulares sobre o cotidiano.

Natural de Belém do Pará, Carla Duncan, de 32 anos, concentra seu olhar na vivacidade da paisagem humana e comercial das cidades amazônicas. Seus trabalhos retratam a rotina de mercados, feiras e portos da região, com ênfase na efervescência do Ver-o-Peso, um dos símbolos da capital paraense. Através de cores vibrantes e pinceladas expressivas, a artista revela não apenas a dinamicidade desses espaços, mas também sua importância para a resistência cultural paraense frente às tentativas de higienização e gentrificação promovidas pelo turismo.

Luiz Pasqualini, de 39 anos, por sua vez, volta-se para o cotidiano dos bares e botequins da região do Grande ABC Paulista, onde nasceu e vive até hoje. Frequentando esses espaços de forma solitária, o artista se coloca na posição de observador, retratando gestos fugazes, personagens solitários e encontros triviais, em composições que não se pretendem realistas, mas prezam pelo afeto e pela expressividade. Suas pinturas despertam no espectador o desejo de inventar histórias para os personagens que retrata.

Exposição: O ordinário extraordinário cotidiano
Artistas: Carla Duncan e Luiz Pasqualini
Texto curatorial: Ana Carla Soler
Abertura: 12 de abril de 2025, sábado, das 10h às 15h
Período expositivo: 12 de abril a 3 de maio de 2025
Visitação: de quarta a sexta, das 12h às 19h e sábado das 10h às 15h
Local: OMA Galeria – Rua França Pinto, 1100 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Shopping Basket