Empurrar o céu, criar morada | Desapê – SP

Nita Monteiro faz das linhas de costura suas letras e, no ato de coser, elabora narrativas que reúnem aspectos da autoficção e reafirmam a memória. Seu vocabulário é composto por um repertório em constante transformação, elaborado através da coleta de vestígios. Combinando de maneira intrincada materiais diversos, ela constrói histórias como forma de ficcionalização da realidade.

Na exposição “Empurrar o céu, criar morada”, apresenta uma série de criações que exploram a simbologia singular e em contínua evolução da artista, por meio de objetos encontrados e tecidos recolhidos, ressignificados em suas composições. Nita costura vínculos entre o mundo material e o imaterial, entre o coletivo e o íntimo, entre o doméstico e o estrangeiro. As obras expostas beiram o fantástico, sugerindo a força dos saberes ancestrais, do afeto nas relações e de um ambiente contemporâneo em acelerada transição.

Assim como em seus projetos anteriores com têxtil, instalação, assemblages e desenho, suas produções mais recentes elaboram o ciclo da vida e a relação simbólica dos seres humanos com a casa — para além da dualidade entre vida e morte. Concentram-se no intervalo, na infância, no cotidiano compartilhado, na maternagem e nas raízes familiares.

O título da exposição, “Empurrar o céu, criar morada”, é homônimo da série de três desenhos nos quais a artista constrói meios de conexão entre a Terra e o céu. Neles, fenômenos naturais e o próprio ambiente atuam como pontes de acesso entre esses dois planos. Nesse horizonte de eventos, como um infinito de possibilidades, a artista nos conduz a novos começos. 

A mostra apresenta também obras inéditas, finalizadas pela artista durante sua residência artística da Oak Spring Garden Foundation, na Virgínia, EUA. Os trabalhos têm como matéria-prima objetos da infância da artista, relíquias guardadas por sua mãe, que recebem interferências poéticas, novos bordados e colagens de imagens de uma revista do final dos anos 1990 que ensina como produzir enxovais de bebê.

O conjunto de obras de Nita Monteiro é um testemunho da potência da arte na criação de outros mundos. Reconfigurando padrões, símbolos, formas e texturas, ela busca compreender melhor o espírito humano em um ecossistema incerto, efêmero e em constante transformação.

INFORMAÇÕES
Exposição: Empurrar o céu, criar morada
Artista: Nita Monteiro
Curadora: Ana Carla Soler
Local: Travessa Dona Paula, casa 7. Consolação, SP
Abertura: 08/05 às 17h
Datas: 08/05 até 28/06

Shopping Basket