“Instabilidade fundamental”, nova exposição coletiva da OMA Galeria, propõe tratado político de convivência
Artistas produzem exposição a partir da coletividade proposta por Laboratório de Artes Visuais
Em agosto de 2023, a OMA Galeria – sede Jardins abriu a exposição coletiva “Instabilidade Fundamental” com curadoria de Alice Granada, Ana Carla Soler e Lucas Dilacerda. A mostra contou com produções envolvendo questões sobre paisagem, arquitetura, corporeidade e materialidade em diferentes meios e técnicas. Os artistas participantes foram: Ana Mundim, Ana Rorras, André Tietzmann, Anny Lemos, Camila Alcântara, Carla Duncan, Caroline Westt, Consuelo Veszaro, Danilo Kato, Diego Rufino, Fábio Masami, Felipe Diniz Sanguin, Fernanda Corsini, Francis Rodrigues, Ieva Martinaitis, João Paulo Paixão, Juliana Brandão, Laura Reis, Lucas Ferreira, Mari Sperandio, Marina Rodrigues, Mirla Fernandes, R. Trompaz, Vitor Mazon, Vitor Pádua e Vitória Barreiros.
“Instabilidade Fundamental” faz referência ao psicanalista francês Jacques Lacan (1901 – 1981), que afirmou que todo “equilíbrio” é, na verdade, sustentado por uma base de instabilidade. A exposição foi pensada como um tratado político de convivência, mostrando a produção de artistas de territórios e trajetórias distintas, constituindo zonas de contato e de fricção entre as obras apresentadas.
Dividida entre os dois andares da galeria, a mostra conta com três núcleos: “Arquiteturas intensivas”, discutindo a relação conflituosa entre as construções humanas, a natureza e as materialidades; “Corporeidades afetivas”, tratando das tensões dos limites entre o corpo, o mundo e o tempo; e “Paisagens sociais”, abordando a subjetividade, o ambiente e a sociedade, compreendendo a percepção também como algo político. Os três eixos da mostra tensionam a relação entre o passado, presente e o futuro, as relações com as tecnologias e a percepção do mundo com tempos dilatados e sobrepostos.
O mote do conceito curatorial partiu da noção de deslocamento apresentada pelos próprios artistas participantes do projeto, que fizeram uma caminhada entre as sedes de São Paulo e São Bernardo da OMA Galeria para pensarem e desenvolveram a exposição.
A exposição coletiva faz parte do processo de discussões e vivências, com encontros quinzenais, propostos pela “8ª Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais”, mediadas pelo galerista Thomaz Pacheco. O Laboratório faz parte das ações da galeria que visam a discussão sobre circuito de arte, a profissionalização, e a elaboração de projetos culturais.
A produção da mostra foi realizada pelos artistas participantes do projeto, selecionados por um edital no início de 2023. O grupo se dividiu em quatro frentes: produção, comunicação, educativo e comercial – para trabalharem na execução das diferentes etapas deste projeto. Além da elaboração da exposição e da sua divulgação, o grupo também irá realizar a venda das obras, junto com a galeria e fará ações de mediação em formato presencial e online (em datas a serem divulgadas) e também em escolas.
Informações:
Abertura: 26 de agosto de 2023 das 13h às 17h
Visitação: de 26/08 a 23/09/2023
Local: OMA Galeria
Endereço: Rua Pamplona, 1197, São Paulo.