A galeria de exposições do Parque Glória Maria, antigo parque das Ruínas, recebeu, a partir de 16 de setembro de 2023, a exposição individual da artista carioca Layla Werneck, “Flores do Inconsciente”, com curadoria de Ana Carla Soler. A mostra conta com 20 trabalhos inéditos da artista entre pinturas e desenhos, que tratam de forma crua a subjetividade do sentir. Em uma linha entre o autorretrato e a psicanálise, os trabalhos investigam o onírico com intimidade. As decisões de cores, composições e simbologias são criadas a partir de movimentos – quase – involuntários da artista, que tenta retratar a dança interna de nossos órgãos ao processar emoções.
A pesquisa de Layla parte do trauma como propulsor que interfere na maneira como o individuo vê o mundo. Para a artista, seu trabalho é uma ponte entre os outros e ela mesma. Pela pintura pode transferir o pessoal para o coletivo, encontrando pontos de contato. As imagens são compartilhamentos generosos de Layla sobre sua intimidade, criando na exposição conexões com o expectador. Ao desnudar seus sentimentos retrata como o corpo interpreta as emoções, a artista permite que a vejamos por dentro.
Na série de telas que compõe a exposição, toda presença ou ausência de fragmentos pode ser calculada pela psicanálise. O acúmulo de muitas violências simbólicas e físicas, transforma cada uma das telas em complexos mosaicos, com símbolos explícitos e implícitos nas escolhas da artista para dar forma a manifestação do sentir.
Exposição “Flores do Inconsciente”
Individual de Layla Werneck
Curadoria: Ana Carla Soler
Abertura: 16 de setembro de 2023
Horário: das 15h às 18h
Visitação: de 16/09 a 15/10
Local: Galeria principal do Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas) @parquegloriamaria
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ