O trabalho que recebe o visitante na exposição é um grande móbile em formato espiralar que sustenta icosaedros tridimensionais. Nas laterais dos pequenos polígonos de pepel suspensos no ar, estão impressões de Kika Levy que recriam nuvens, montanhas e degradês de azul que aspiram ser ar e ser água, na linha imaginária que divide a terra e o céu.
A exposição Descanso na Geometria reúne 12 trabalhos que exploram o pensamento geométrico da artista que a acompanham há mais de 30 anos em sua carreira. Com curadoria de Ana Carla Soler, a mostra explora um constante retorno de Levy para a geometria que oscila entre círculos e ângulos retos, em composições poéticas que retornam sempre para as figuras.
A tradução literal da palavra grega geometria é “medir a terra”. Em uma congruência de obras que se reúnem na sala expositiva, vemos a artista criar seu próprio vocabulário de dimensões e volumes para o mundo que a cerca. Levy estuda as margens entre a natureza e a planimetria, buscando materializar esse encontro nos gestos da gravura. Para a artista, a geometria é um refúgio, um lugar seguro onde é possível ter controle em contraste com a imprevisibilidade da força da natureza e da velocidade do tempo. É no ritmo dos ângulos e linhas que Levy grava a matriz de metal. A geometria é onde seus olhos repousam.
Descanso na Geometria
Individual de Kika Levy
Curadoria de Ana Carla Soler
Abertura 25.03 às 15h
Visitação de 27.03 a 30.04.2023
Local: @villamandacaia_projetos
Endereço : Rua Mateus Grou, 634, Pinheiros, São Paulo