A mostra Da terra à fonte de Gabriela Noujaim, com curadoria de Ana Carla Soler, exibida na Galeria Izabel Pinheiro, foi resultado da pesquisa desenvolvida na Rama Residência Artística, no interior de Portugal, acessando vilarejos e entrevistando personagens que carregam em terras colonizadoras a herança dos conhecimentos ancestrais femininos. Desde 2016, a artista participa ativamente das reuniões do sagrado feminino, compartilhando trocas e aprendizados com as mulheres indígenas da Aldeia Maracanã, e da etnia Guajajara, zelando pela relação fundamental entre humanos, natureza e animais. Gabriela faz, então, o trajeto inverso ao da invasão portuguesa no projeto de expansão marítima, munida de bagagem dos saberes indígenas brasileiros, a artista atravessou o oceano Atlântico para um encontro que resultou na mostra.
O título da exposição Da terra à fonte é um homônimo do livro-obra criado por Noujaim, onde denuncia a exploração exacerbada da terra. Na obra estão fotografias e textos originários da experiência em Portugal, que se revelam invisíveis aos olhos nus, porém na presença da luz, se afloram fluorescentes. Ao todo, são 17 trabalhos entre gravuras, fotografias, instalações, áudio, escultura e vídeo, que abrangem uma exposição interativa, trazendo ao visitante experiências sensoriais e emocionais imersivas com as obras da artista.
A multiplicidade de suportes demonstra que a mensagem que a artista quer transmitir, supera a linguagem escolhida e aflora elementos da natureza, cicatrizes do desmatamento e a exploração desenfreada dos recursos naturais pela humanidade, que refletem a essência do corpo de trabalho da artista.
Da Terra à Fonte
Individual de Gabriela Noujaim
Curadoria Ana Carla Soler
Abertura: 13 de abril de 2024
Performance: 11 de maio de 2024
Encerramento: 13 de maio de 2024
Visitação: de terça a sexta-feira das 12h às 18h e aos sábados das 11h às 17h30.
Local: Galeria Izabel Pinheiro
Endereço: R. Barra Funda, 849 – Santa Cecilia, São Paulo – SP