Abolicionistas brasileiras | Casa da Cultura da América Latina – BSB

A CAL – Casa da Cultura da América Latina (DDC/DEX) recebe a exposição Abolicionistas Brasileiras a partir de 13 de novembro de 2025. Realizada pelo Instituto Artistas Latinas, a exposição reflete sobre a luta das mulheres negras na abolição da escravatura no Brasil, com curadoria de Ana Carla Soler e co-curadoria de Francela Carrera e Carolina Rodrigues e projeto expográfico de Gisele de Paula, propondo uma reflexão sobre o passado colonial e escravocrata do país, ao mesmo tempo que aponta para a necessidade de um futuro mais equânime. A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro (Museu de Arte do Rio) e Recife (Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães), chega em Brasília reunindo mais de 30 artistas negras brasileiras de diferentes linguagens, com o apoio da DDC/DEX.

Partindo de uma pesquisa que originou uma coleção de obras que conduzem a exposição, a mostra apresenta trabalhos comissionados de oito artistas contemporâneas brasileiras inspiradas nas histórias de vida de mulheres que tiveram papéis de destaque e liderança na luta e resistência no processo de abolição da escravização no Brasil. Em Abolicionistas Brasileiras, o protagonismo feminino negro durante a luta contra a escravização no Brasil é representado através da história de vida de personalidades como: Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima. As artistas que desenvolveram as obras inspiradas nas personagens históricas foram Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio.

Além das obras das oito artistas já citadas, Abolicionistas Brasileiras dialoga com trabalhos de outras convidadas, fortalecendo a presença de artistas negras no centro do universo artístico e homenageando a resistência dessas figuras históricas frente ao processo sistemático de apagamento, refletindo também sobre uma possibilidade de futuro, tendo a mulher negra como principal ponto de alicerce. Entre as artistas convidadas participantes, destacam-se nomes de grande renome nacional como Aline Motta, Lidia Lisbôa, Mônica Ventura, Renata Leoa e Andréa Hygino, além de artistas locais como Xica, Yná Kabê, Débora passos, Daniele Rodrigues e Amanda Cursino.

Abolicionistas Brasileiras
Curadoria: Ana Carla Soler
Co-curadoria: Carolina Rodrigues e Francela Carrera
Artistas: Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio, Aline Motta, Amanda Cursino, Ana Lira, Andréa Hygino, Bianca Foratori, Brenda Bazante, Claudia Lara, Daiane Lucio, Daniele Rodrigues, Débora Passos, Guilhermina Augusti, Janaina Vieira, Julia Vicente, Larissa de Souza, Laryssa Machada, Letícia Miranda, Lidia Lisbôa, Luna Bastos, Manuela Navas, Mariana Maia, May Agontinmé, Monica Ventura, Nazaré Soares, Renata Felinto, Renata Leoa, Roberta Holiday, Sheyla Ayo, Siwaju, Stefany Lima, Thais Basilio, Thais Iroko, Val Pires, Xica
Realização: Instituto Artistas Latinas
Abertura: 13 de novembro de 2025 às 19h
Visitação: até fevereiro de 2026
Local: CAL – Casa da Cultura da América Latina
Endereço: SCS Q. 4 SCS BL A Lote 170 – Asa Sul, Brasília – DF

Shopping Basket