A medida (im)perfeita | Gravura Brasileira – SP

“A medida (im)perfeita”, individual da artista visual Helena Freddi com curadoria de Ana Carla Soler, reúne um conjunto de gravuras produzidas ao longo de mais de uma década, que são revisitadas e reanalisadas, e apresenta também obras inéditas fruto desse processo de reelaboração dos trabalhos antigos. As impressões têm foco na representação do corpo feminino na ciência e na história da arte ocidental. A visitação é gratuita e segue até 8 de novembro.

Partindo de releituras críticas de imagens icônicas, como as figuras de Eva representadas por Dürer e Rembrandt, a artista constrói composições que entrelaçam questões históricas com afetos cotidianos, memórias familiares e heranças matriarcais. As séries Eva, Espelhamentos, As medidas dos seres e A medida (im)perfeita, obra que empresta o título para a exposição, propõem reflexões sobre os padrões de beleza, os dispositivos de controle dos corpos e os modos como a imagem do feminino foi moldada cultural e simbolicamente.

Com domínio de técnicas como ponta seca, chine collé, mokulito, monotipia e impressões de matrizes efêmeras, Helena Freddi explora camadas gráficas que evidenciam a instabilidade das formas e dos sentidos e longe de tentar propor modelos ou padrões, a artista busca ser um prisma que age na refração da história única. O uso recorrente de imagens em pares, espelhadas ou sobrepostas, reforça a noção de multiplicidade e a recusa de um modelo único ou universal de corpo. Em algumas obras, o corpo aparece fragmentado por grades e estruturas geométricas; em outras, emerge em gestos íntimos e relações de afeto entre mulheres.

Exposição: A medida (im)perfeita
Artista: Helena Freddi
Curadoria: Ana Carla Soler
Período expositivo: 20 de setembro a 8 de novembro de 2025
Local: Galeria Gravura Brasileira
Endereço: Rua Ásia, 219 – Cerqueira César, São Paulo – SP

Shopping Basket