O Centro Cultural Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), localizado no antigo Convento do Carmo, recebeu a exposição das artistas Leoa e Medusa, “Zonas Urbanas do Pensamento”, com curadoria de Ana Carla Soler. A exposição, com início em 28 de fevereiro de 2024, reuniu obras das pesquisas mais recentes das artistas que, além de dividirem o amor pela pintura, compartilham o ateliê, as conversas e suas investigações entre tintas e telas.
Leoa traz em suas pinturas um olhar sagaz aos contornos que envolvem a cidade e suas arquiteturas. Trabalha na representação de paisagens em tons suaves e pinceladas marcadas, retratando o cotidiano das ruas e vielas das regiões cariocas. Seu trabalho eleva as cenas do dia-a-dia, os muros, as casas e transições de luz, como vistas dignas de se tornarem eternas nas mãos da pintora.
Já a pintura da Medusa se situa em um híbrido entre a abstração e indícios de figurações, explorando cores e texturas. Seus trabalhos se comunicam pela linguagem dos sonhos, do espiritual, dos sentimentos e de tudo que se configura enquanto expressão sobre o que pulsa na vida.
A exposição “Zonas Urbanas do Pensamento” foi parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que tem entre suas ações, uma plataforma internacional de mapeamento de artistas contemporâneas em toda a América Latina, atuando como força de inserção de artistas mulheres emergentes no sistema da Arte. A mostra entrou para o calendário de exposições temporárias do espaço na PGE-RJ e ficou em cartaz até 13 de abril de 2024.
Exposição Zonas Urbanas do Pensamento
Artistas: Leoa e Medusa
Curadoria: Ana Carla Soler
Data de abertura: 28 de fevereiro de 2024, das 16h às 19h
Visitação: de 29/02 à 13/04/2024, de terça-feira à sábado, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/N, Praça XV – Centro, Rio de Janeiro