O Sesc Niterói inaugura, dia 01 de novembro, a exposição Órbitas Abstratas, uma mostra da produção de artistas contemporâneas brasileiras em atividade que trabalham com abstração na gravura. Com curadoria de Ana Carla Soler, a coletiva conta com obras de artistas de diferentes regiões, idades, estágios de carreira e que atuam com técnicas diversas dentro da gravura.
“Temos contrastes regionais, geracionais, de fase de carreira, de técnicas, tanto gravura experimental, como gravura tradicional e de experimentação. Há artistas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. De Brasília, Belém do Pará e do eixo Rio-São Paulo”, conta a curadora.
A mostra contempla um estudo da abstração entre a forma e a mancha. “Nesse recorte contemporâneo, a abstração se revela como uma vertente de pesquisa do artista. Quando falamos de manchas nesse conjunto de obras, devemos pensar em tudo aquilo que na matriz da gravura encontra seus contornos de forma livre, pelo gesto ou pela técnica. Já ao tratar da forma, nessas obras, há um pré-pensamento do artista de delimitar margens, que ora se elaboram na geometria, ora de modos orgânicos”, afirma Soler.
Com Adriana Moreno, Ana Takenaka, Elaine Arruda, Helena Lopes, Kika Levy, Laila Terra e Renata Basile.
“Órbitas Abstratas”
Abertura: 01 de novembro de 2025, das 14h às 17:30
Até 08 de fevereiro de 2026
Curadoria: Ana Carla Soler
Sesc Niterói
R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói – RJ
De terça a sábado, das 10h às 17h







